ROMARIA ESPIRITUAL 2021

02-03-2021 15:20
ROMARIA ESPIRITUAL DE VILA FRANCA DO CAMPO
13 a 20 de MARÇO de 2021
PROGRAMAÇÃO FINAL
 
Aprovada pelo Pe. José Borges e Equipa Responsável

 

Download em PDF: Romaria Espiritual 2021.pdf (0 )

 

 

Depois de formalizado o cancelamento das nossas romarias quaresmais deste ano, por parte do Grupo Coordenador do nosso Movimento, nós Romeiros de Vila Franca do Campo, começamos de imediato a idealizar novamente, uma possível ROMARIA ESPIRITUAL com o nosso rancho. Depois do apelo da nossa Vigararia, para que os responsáveis do ranchos usassem da criatividade para mobilizar os seus irmãos romeiros nesta Quaresma, aumentou ainda mais a nossa vontade de fazer mais e melhor, do que o realizado no ano passado.

Pelo segundo ano consecutivo, os romeiros da nossa Ouvidoria não saem à estrada, por isso, a nossa Romaria Espiritual terá de ser mais intensa de espiritualidade, mais participativa e o mais próxima possível, da nossa verdadeira romaria física. Já dizia São Tiago, “uma fé sem obras, é uma fé morta” e acrescentaria ainda, “se um cristão faz o bem, um cristão romeiro deverá fazer o bem, bem feito”. Então, começamos a preparar os nossos irmãos romeiros, com a realização de Reuniões de Preparação online, com a participação frequente do nosso Diretor Espiritual, o Padre José Borges e outros convidados. O nosso último encontro online, foi precisamente o que está regulamentado para a véspera da saída dos ranchos, “as confissões”. Apesar de ser um momento virtual, o Padre José, fez-nos um “exame de consciência” para nos preparar e consciencializar, da importância da nossa romaria espiritual.

Pensamos então manter toda a temática do ano anterior, uma vez que o tema pastoral da nossa Diocese, convida-nos novamente à Caminhada Sinodal.

A nossa romaria este ano, sairia de 13 a 20 de março, e claro, a nossa Romaria Espiritual será realizada neste período. Após a aprovação por parte do nosso Diretor Espiritual e da equipa responsável do rancho, idealizamos a seguinte programação:

  • SÁBADO, 13/03: Momento de ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, seguido de Eucaristia, na nossa Matriz;
  • DOMINGO, 14/03: Realização da VIGÍLIA DA ALEGRIA inserida na Eucaristia da noite, na nossa Matriz;
  • SEGUNDA-FEIRA, 15/03: Recitação do TERÇO DE SÃO MIGUEL, seguido de Eucaristia na nossa Matriz;
  • TERÇA-FEIRA, 16/03: Recitação do TERÇO AO SENHOR BOM JESUS DA PEDRA, seguido de Eucaristia, na Igreja da Misericórdia;
  • QUARTA-FEIRA, 17/03: Celebração do DIA DA FAMÍLIA, com a realização de uma Eucaristia com as nossas famílias, na Matriz;
  • QUINTA-FEIRA, 18/03: Realização de um MOMENTO DE ORAÇÃO, seguido de Eucaristia, na Igreja de São Pedro;
  • SEXTA-FEIRA, 19/03: Celebração do DIA DO PAI, com a animação da Eucaristia da Comunidade, seguida de VIA SACRA, na nossa Matriz;
  • SÁBADO, 20/03: Recitação do TERÇO À SENHORA DA PAZ, seguida de Eucaristia, no Santuário de Nossa Senhora da Paz;

Atendendo a evolução positiva da situação epidemiológica no nosso Concelho, entendemos realizar todas as nossas atividades de forma presencial, respeitando na íntegra, todas as normas gerais para a celebração da Liturgia na nossa Diocese, segundo o que já foi apresentando nas Orientações da Conferência Episcopal Portuguesa para a celebração do Culto público católico no contexto da pandemia COVID-19 de 08/05/2020.

Para além disso, todas as nossas atividades serão transmitidas em direto nas páginas do Facebook da Paróquia e dos Romeiros de Vila Franca do Campo. Informamos também, que estão disponíveis no nosso site, www.romariavilafranca.webnode.pt, todas as informações da nossa romaria espiritual, desde os guiões das atividades e a calendarização das mesmas. Para além disso, criamos também um espaço para “PEDIDOS DE INTENÇÕES”, onde podem colocar os seus pedidos e intenções, sendo depois rezados pelo nosso rancho ao longo desta semana, ressalvando que à oração pedida, deverão rezar a mesma 60 vezes, que é o número de irmãos do rancho, mais Jesus, Maria e José, como reza a nossa tradição.

Chamamos à atenção que toda a programação está sujeita a alterações e está sempre dependente do evoluir da situação epidemiológica, na nossa freguesia e no nosso concelho.

Partilho de uma afirmação publicada neste jornal, pelo nosso irmão Rui Melo, relativamente ao ideal de romeiro, “não podemos ressuscitar na Quaresma e morrer na Páscoa”. O propósito dos romeiros, é testemunhamos com fé viva, a ressurreição de Jesus, durante todo o ano, dignificando o nosso movimento, através da nossa ação, como seguidores de Cristo.

Aproveito para enviar a todos os irmãos romeiros de São Miguel, suas famílias e suas Comunidade Paroquiais, a continuação de uma Santa Quaresma e votos de uma Santa e Feliz Páscoa.

 

O MESTRE

Ir. Carlos Vieira