RECOMENDAÇÕES PARA ROMARIAS QUARESMAIS 2023

09-02-2023 16:41
| RECOMENDAÇÕES PARA ROMARIAS QUARESMAIS 2023
Do Movimento de Romeiros de S. Miguel – Associação
 
Caros Irmãos!
Seja para sempre louvada a Vida, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Mais uma Quaresma, e desta vez com um sabor tão especial, o do Recomeço e o do Saciar da Saudade!
Vão pelos caminhos e atalhos da Ilha de São Miguel os Ranchos de Romeiros, rodeando-se de oração, penitência, meditação e partilha, em momentos de particular intimidade com Deus, consigo próprios e com os irmãos. Que sejam instantes marcados pela humildade e pelo amor em Cristo, tocando o coração de cada pessoa que escuta o cantar dolente da Ave-Maria, nos oito dias de caminhada. Que seja um retiro que nos transforme em seres mais humanos, pessoas mais fiéis a Cristo, mais genuínas, autênticas, fiéis, disponíveis para servir o Reino de Deus em comunhão com a Igreja Católica. Que seja uma semana que nos purifique e faça, de cada irmão, um evangelizador pelas suas palavras, pensamentos e ações. Que impere a paz e a luz da graça divina e o amparo da nossa mãe celeste, Virgem Maria Santíssima.
A romaria é uma especial preparação para a Páscoa de Jesus, em que Ele, ainda hoje, Se oferece por nós até à última gota de sangue, para remissão das nossas falhas e fragilidades. Em união com Ele, particularmente durante a nossa semana de romaria, ofereçamos a nossa vida ao Pai celeste, para que ela seja também uma passagem da morte à vida, em benefício próprio e dos que vivem connosco na família, no trabalho e na sociedade.
Um irmão romeiro, dotado do verdadeiro espírito de cristandade, tem uma vida ativa, dinâmica e participativa na sociedade e no meio que o rodeia, particularmente na sua paróquia e nos seus movimentos e, claro está na Eucaristia. Participemos, pois, ativamente, nas cerimónias da Semana Santa, especialmente no Domingo de Ramos, na Quinta-feira Santa, na Sexta-feira Santa e na Vigília Pascal.
 
Para a romaria de 2023, apresentamos 10 importantes recomendações:
 
1. OBEDIÊNCIA
Em sintonia com Jesus, obediente ao Pai celeste e às tradições do Povo de Deus, um romeiro deve comportar-se, nos pensamentos, nas palavras e nas atitudes, como um discípulo do Mestre divino, Nosso Senhor Jesus Cristo, escutando e dialogando com os irmãos, em especial com o Irmão Mestre e em particular com aquele irmão, que por algum motivo, se encontra frágil e precisa de um ombro amigo e de uma companhia saudável.
 
2. FORMAÇÃO
O romeiro é humilde e tem a consciência de que não sabe tudo e não é perfeito. Portanto, está aberto à sua formação permanente antes, durante e após a romaria, e à correção fraterna, conducente a melhores atitudes e comportamentos e à retificação de eventuais debilidades. Assim, o romeiro honesto, humilde, modesto e ponderado, será um verdadeiro exemplo para os outros irmãos, especialmente para os iniciantes, os mais novos e para todos quantos olham para o irmão Romeiro como um exemplo de retidão.
 
3. COMPORTAMENTO
O verdadeiro espírito de peregrinação, recolhimento, silêncio e oração rumo a Cristo, que se inspira na Eucaristia e continua na penitência e no respeito, testemunha-se em todos os gestos e ritos do romeiro, mas em particular nos mais pequenos e, por vezes, impercetíveis. Na caminhada, reza, descanso, refeições, encontros, pernoita a forma como o romeiro está, fala e age é testemunho do caminho que Deus escolhe para evangelizar os irmãos e as irmãs que nos encontram, levando-lhes a boa nova do amor, da fraternidade e da misericórdia. Tenhamos, portanto, cuidado com o que somos, no nosso íntimo, e com o que exteriorizamos. Ser romeiro, mais que receber, é dar, dar de forma desprendida, genuína e autêntica. Cuidemos, pois, aquilo que damos ao nosso próximo.
 
4. ECOLOGIA
À imagem de Jesus, de São Francisco de Assis e do Papa Francisco, o romeiro admira, ama e respeita a Natureza, a casa que é nossa e é de todos os seres vivos, e que faz parte de um todo, o Cosmos, que é criação singular do Senhor Deus do Universo, Deus pai omnipotente e omnipresente, autor de toda a existência celeste. Deixemos os trilhos, os caminhos e todo o local por onde passam e ficam romeiros, sempre limpos, de preferência melhor do que quando os encontramos, deixando atrás apenas o suave perfume da nossa silenciosa e eficaz oração e as pegadas de um humilde peregrino que caminha por si, pelos seus e por todos os que nele têm fé. Requisitemos atempadamente os espaços para as refeições e para a liturgia, e deixemo-los ainda mais limpos do que o que estavam. Respeitemos toda a mãe natureza como criação primordial de Deus.
 
5. HUMILDADE
A extravagância e ostentação não tem lugar no coração de um romeiro, que deve ser comedido, discreto e humilde em tudo o que faz. Ele deve dominar a sua vontade e os seus desejos, assim como os impulsos para julgar o próximo, revelando um verdadeiro autoconhecimento e autocontrolo. Apenas a verdade, a ternura, a misericórdia, o perdão e a compaixão aproximam os irmãos.
 
6. RETIRO
A romaria, mais que um simples convívio ou um passeio turístico e caminhada, é um retiro espiritual de excelência, em que romeiro procura conhecer-se melhor, no exemplo e verdade da palavra e vida Cristo, reconhecendo-o como divindade e amando-o apesar das suas humanas limitações, talentos e dons. A Romaria é, também, um serviço à Igreja e a toda a humanidade, porque a missão do romeiro é rezar, em espírito de perene adoração, pelas necessidades e ânsias de todos os que estão aflitos, mais pelos outros, do que por si. Tenhamos, pois, um verdadeiro espírito de serviço.
Assim, é importante distanciar-nos e evitar tudo o que possa distrair deste objetivo central. Assim, não tem sentido a utilização de telemóvel para fazer chamadas ou consultar as redes sociais, inclusivamente durante qualquer etapa da romaria, particularmente na pernoita. Apela-se, pois, à consciência e à responsabilidade de cada irmão. Só com a autorização do Mestre ou do Contramestre, e nas condições por eles apresentadas, é permitido o uso do telemóvel para telefonar, enviar mensagens, fotografar ou filmar.
Excetuando o encontro com as famílias, os encontros com familiares e amigos devem ser evitados, para não se perder o espírito de retiro e de introspeção que é característico de um Rancho de Romeiros, focados na sua reza e oração, não se distraindo com estímulos externos. Neste sentido, e na sequência do que tem vindo a ser referido, o consumo de álcool deve ser evitado ao máximo, a fim de não se descurar o autodomínio corporal e espiritual.
 
7. ORAÇÃO COMUNITÁRIA
Os momentos de oração comunitária devem ser levados com a maior seriedade e concentração possíveis, e em voz alta, mesmo que o cansaço abata. Devem fazer-se todas as orações e rezas pedidas, pois muitos são os irmãos que nos confiam os seus sofrimentos e angústias, demonstrando fé e veemente confiança na oração do Romeiro.
 
8. SEGURANÇA
Em especial durante os momentos de menor visibilidade (amanhecer, crepúsculo e nevoeiro) e de maior tráfego, os ranchos devem fazer tudo para poderem ter um suficiente raio de visão e serem vistos pelos veículos automóveis com quem partilhamos a estrada. Recomenda-se o uso de lanternas e refletores de forma a aumentar a visibilidade do rancho e diminuir a exposição a eventuais riscos nas estradas.
Num contexto pós-pandémico, é particularmente importante salvaguardar todas as condições sanitárias e de higiene, conducentes a uma saudável romaria, para todos os romeiros e para os irmãos que, por misericórdia, vêm ao encontro e se aproximam do rancho. Tenhamos particular atenção e cuidado com a higienização das mãos e com as normas de etiqueta respiratória. Novamente, cada irmão, imbuído de um verdadeiro autoconhecimento, deverá comunicar ao irmão mestre caso se sinta debilitado fisicamente e perceba que está doente, ficando à responsabilidade de cada mestre a mitigação de eventuais riscos e outras consequências.
 
9. PERNOITAS
As pernoitas são momentos especiais de alegria e de gratidão pelo acolhimento que nos fazem do abrigo do ar da noite, proporcionando-nos afeto, alimento e dormida. Não devemos exigir nada; e, se tivermos mesmo de pedir algo, deve ser feito com humildade e adequada reserva. As atitudes de respeito e gratidão são verdadeiras evangelizadoras, porque trazem bênção e espírito de oração à família que recebe. Para muitas pessoas, abrir as portas a um romeiro é como receber um apóstolo, um missionário, o próprio Cristo. A postura do romeiro irá fazer com que os irmãos e as irmãs que nos recebem venham a receber - ou não - outros irmãos romeiros nas suas casas. Muitos são os irmãos benfeitores que descrevem a experiência da pernoita como algo místico e inesquecível. Contribuamos para que assim o seja, sempre, única e exclusivamente por bons motivos.
 
10. PÓS-ROMARIA
A qualidade de uma romaria vê-se nos seus frutos, ou seja, no esforço para sermos pessoas renovadas, cristãos-novos, católicos praticantes, melhores seres humanos, ao longo de todo ano, até à próxima Quaresma em que renovaremos esta ambição como Romeiros. O dia a dia é, sim, a verdadeira romaria da vida. Almejemos então ser melhor homens civicamente, socialmente e espiritualmente. A verdade é que, em comparação com a romaria da vida, que nos apresenta desafios sérios, a romaria quaresmal não passa de um leve desabrochar de uma pétala de rosa.
Aproveitemos este recomeço, após um interregno forçado, por motivos que todos conhecemos, num momento em que continua a desenrolar-se uma guerra às portas da Europa, que tanto sofrimento tem causado, para, cheios de emoção e alegria, abafar toda a nostalgia e saudade, demonstrando a verdadeira essência das nossas Romarias quaresmais e a verdadeira vivência do Romeiro de São Miguel, que não vacila perante obstáculos e que, embora atentamente observado e escrutinado, não perde o ânimo e o espírito de verdadeiro cristão, repleto de amor fraterno, da graça divina e da misericórdia do Pai.
Desejamos a todos uma santa e renovadora romaria, acompanhados da Santíssima Trindade e da Sagrada Família, ao encontro do Pai celeste, que nos ama a ponto de oferecer o seu único Filho pela nossa salvação.
 
Abraço na Paz e no Amor de Cristo.
 
O Grupo Coordenador do Movimento Romeiros de São Miguel Movimento Romeiros de S. Miguel
 
_________
Fonte: MRSM