DIA DO ROMEIRO 2022 em Vila Franca do Campo

23-10-2022 09:30

DIA DO ROMEIRO 2022 em Vila Franca do Campo

23 de OUTUBRO | DOMINGO

 

Estamos a poucos dias das celebrações dos "500 Anos da Subversão" de Vila Franca do Campo, que ocorreu a 22 de outubro de 1522, que originou as nossas Romarias de São Miguel e nesta ordem histórica, também celebramos os nossos "500 Anos de Romarias".

As nossas Romarias surgiram com o terramoto de 1522 em Vila Franca do Campo e com a erupção vulcânica de 1563 na Ribeira Grande, num ato de súplica e pedido de clemência a Deus, por intercessão de Nossa Senhora, inicialmente designadas por “procissões” e posteriormente de “romarias”.

As Romarias de São Miguel são sem dúvida um património imaterial da nossa Ilha, que foi transmitido de geração em geração desde o século XVI e que deverá ser salvaguardado, não só para a perpetuação da história, mas também como fonte de identidade e marco de diversidade cultural. Nas nossas romarias encontramos virtudes e valores que importa perseverar, pois constituem um legado inestimável de fé, esperança e caridade que os nossos antepassados vivenciaram e que por tradição, mais prática do que teórica, fizeram chegar até aos dias de hoje.

Como não podia deixar de ser, o Movimento de Romeiros de São Miguel (MRSM) pretende assinalar esta importante efeméride, através de inúmeras iniciativas por toda a Ilha de São Miguel, com particular atenção nos dias 22 e 23 de outubro deste ano, em Vila Franca do Campo.

Na Assembleia Geral do MRSM do passado mês de abril, foi deliberado por unanimidade a realização excecional do “Dia do Romeiro” no dia 23 de outubro (domingo) em Vila Franca do Campo, numa organização conjunta de todos os Ranchos da nossa Ouvidoria. No início deste mês de setembro reunimos todos os responsáveis dos Ranchos da Ouvidoria de Vila Franca, nomeadamente o Rancho de Água d’Alto, Rancho da Matriz de Vila Franca do Campo, Rancho da Ribeira das Tainhas e Rancho de Ponta Garça, com a presença do nosso Ouvidor Pe. José Borges, e elaboramos o seguinte programa:

 

CONVENTO DE SANTO ANDRÉ

09H30 - Acolhimento e receção dos irmãos romeiros e suas famílias;

10H00 – Inauguração da exposição fotográfica “Romeiros de São Miguel”, promovida pelo MRSM, na Praça Bento de Góis;

10H15 - Cerimónia de inauguração do MEMORIAL dos “500 Anos da Subversão” e dos “Romeiros de São Miguel”;

10H45 - “Hino aos Romeiros de São Miguel” interpretado pela BANDA dos Romeiros da Ouvidoria de Vila Franca do Campo;

11H00 - Romaria (PROCISSÃO) em direção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Convento de São Francisco. Recriação do trajeto da primeira procissão de outubro de 1522, que originou as Romarias Quaresmais de São Miguel;

CONVENTO DE SÃO FRANCISCO / AÇORARENA

11H15 - ORAÇÃO na Igreja de N. S. do Rosário, seguindo novamente em romaria para o Pavilhão AçorArena;

11H30 – “Hino aos Romeiros de São Miguel” interpretado pelo CORO dos Romeiros da Ouvidoria de Vila F. Campo;

11H45 – Palestra “500 ANOS DE ROMARIAS”;

12H30 - ALMOÇO convívio para todos, servido pelos romeiros da Ouvidoria de VFC;

14H00 – ANIMAÇÃO MUSICAL pelos grupos e artistas locais: Grupo de Violas e Cavaquinhos de Água d’Alto, Rancho Folclórico e Etnográfico de São Pedro VFC e João Moniz;

15H30 - Romagem à Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo;

MATRIZ DE SÃO MIGUEL ARCANJO

16H00 - EUCARISTIA presidida pelo Administrador Diocesano de Angra e Ilhas dos Açores;

 

NB: Para este dia, todos os irmãos romeiros deverão trazer o seu terço, o lenço, o xaile e o bordão para a romaria (PROCISSÃO).

 

No programa, destacaria um aspeto inédito nas romarias, a “Banda dos Romeiros”. Nas nossas paróquias vemos inúmeros Grupos Corais compostos por romeiros, mas uma Banda Filarmónica composta exclusivamente por romeiros, julgo ser algo nunca antes visto. A nossa Banda, contará com os músicos/romeiros da Banda Lealdade, da Filarmónica M. União Progressista e da Banda Lira do Sul de Ponta Garça. Iremos interpretar o “Hino aos Romeiros de São Miguel”, com música, letra e orquestração de minha autoria, composto exclusivamente para esta ocasião, que, também foi aprovado por unanimidade em Assembleia Geral do MRSM, como sendo o hino oficial das comemorações dos “500 Anos de Romarias”.

Importa salientar que a realização do tradicional “Dia do Romeiro” segundo o Art.º 38.º do nosso atual Regulamento ocorre “anualmente, no 3º Domingo da Páscoa” em que “o Grupo Coordenador organizará, em colaboração com os responsáveis locais (do Rancho e do Grupo Paroquial de Romeiros, se existir), um encontro de oração, reflexão e compromisso para Romeiros e suas famílias.”

A realização do “DIA DO ROMEIRO” 2022 em Vila Franca, contará com o apoio e colaboração da nossa Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, a quem formalizo em nome de todo o Movimento de Romeiros de São Miguel, os nossos sinceros agradecimentos.

Finalmente, envio uma saudação muito especial a todos os Romeiros de São Miguel pelos nossos 500 ANOS DE ROMARIAS!

Um abraço em Cristo!

 

Carlos Vieira

Mestre dos Romeiros da Matriz de Vila Franca do Campo