"A Alegria de Ser Cristão" - Artur Arruda

04-01-2017 11:35

Alegria de ser Cristão

É com o título deste texto que escrevo este pequeno texto, título tirado de uma linda canção feita pelo nosso Irmão Mestre durante a nossa romaria do ano de 2015 (www.youtube.com/watch?v=zXnEEBgYZA4).

Irmãos, mais um ano passado e julgo ter sido muito bem preenchido, com os atividades do nosso rancho de romeiros, romeiros estes, que nós Vilafranquenses, muito se devem orgulhar sempre prontos a todos os pedidos do nosso Irmão Mestre.

Irmãos, falando de atividades, não posso deixar de mencionar o nosso mês de novembro, mês que muito nos marca, por ser o mês que celebramos a festa em honra de Nossa Senhora de Paz. O nosso Rancho nunca dispensa a ida à sua ermida, faça sol ou chuva, no dia da nossa chegada, com o objetivo de agradecermos a Ela, a sua proteção na nossa semana de romaria. Por esta razão, e como já é tradição, juntamos todos os ranchos da nossa ouvidoria, um representante do grupo coordenador, a quem muito se agradece, para, todos juntos participarmos no programa da festa, com o nosso «Terço pela Paz». Após o terço, também animamos a eucaristia de festa, que encerrou o ano Santo da Misericórdia, sempre como forma de agradecimento a Nossa Mãe, Rainha da Paz.

Irmãos, não podia ser mais alegre o nosso mês de dezembro. Mais uma vez juntamo-nos, para o nosso “Jantar de Natal dos Romeiros”, desta vez para estarmos em família, com os nossos irmãos romeiros e suas famílias, todos os colaboradores do nosso rancho, as irmãs da Comunidade Religiosa da nossa Vila, o nosso diretor espiritual o nosso Pe. José Borges, alguns anónimos, também um representante da nossa Câmara Municipal e da nossa Junta de Freguesia de São Miguel, o que muito nos orgulhou. Neste mesmo jantar, angariamos muitos bens alimentares, formando assim o nosso tradicional “Cabaz de Natal”, que este ano foi entregue mais uma vez às Irmãs Religiosas da nossa Vila e às “Irmãs Clarissas”.

Termino mais uma vez agradecendo a todos e desejando em nome de todos os Irmãos Romeiros do nosso Rancho, um Santo Natal e um próspero Ano Novo.

O Contra-mestre do Rancho de VFC,

Artur Arruda