3ª REUNIÃO DE PREPARAÇÃO

12-02-2023 15:30

3.ª REUNIÃO DE PREPARAÇÃO

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  • Oração Inicial e continuação das Inscrições (só no final da reunião);
  • Uma “palavra” aos novos inscritos. Também fostes “chamados”;

  3.4.1 - PARTE DOUTRINAL: Fé, Esperança e Caridade      

  • O discipulado dos romeiros é na Fé, na Esperança e na Caridade (amor);
    • “Fé” – Crer e confiar firmemente: Fidelidade a Deus (Mt 9, 9-22).

Chamamento de Mateus - Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse-Lhe: «Segue-Me!» E ele levantou-se e seguiu-O. Encontrando-se Jesus à mesa em sua casa, numerosos cobradores de impostos e outros pecadores vieram e sentaram-se com Ele e Seus discípulos. Os fariseus, vendo isto, diziam aos discípulos: «Porque é que o vosso Mestre come com os cobradores de impostos e os pecadores?» Jesus ouviu-os e respondeu-Lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.»”. (Mt 9, 9-22).

  • Cântico do Amor” - (1 Cor 13:11-13)
    • Ter fé, é confiar em Deus / Confiar = acreditar = amar;
    • A fé é viver o que se acredita e o fanatismo por romeiros não é ter fé;
    • A fé, dá frutos a quem acredita – “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15:5);
    • A fé é a nossa salvação – “A fé é que nos salva”;
    • Resumindo: a fé é acreditar sem ver;
    • Deus só atua, se dissermos “Sim” ao seu chamamento;
  • “Esperança” – “Esperamos” que a nossa oração mude algo porque…
    • Deus é omnipresente, misericordioso e cumpridor das suas promessas;
    • O cristão espera a salvação, (1 Ts 5, 8) - confia numa concretização;
  • “Caridade” – A caridade é o Amor.
    • “O Amor tudo crê, tudo perdoa”; “O amor é paciente, o amor é bondoso”;
    •  

«A PREPARAÇÃO»

 

O amor é PAZ, isto é, a ciência da paciência;

 

  • “Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós”;
  • Existem 3 tipos de HOMENS: os Maus, os Justos e os FILHOS DE DEUS
    • Maus: respondem ao bem com o mal;
    • Justos: respondem ao bem com o bem e ao mal com o mal;
    • FILHOS DE DEUS: respondem ao mal com o bem;
  • Diferenças entre Bom homem e HOMEM bom:
    • Bom homem: não faz mal a ninguém, mas não faz bem a ninguém;
    • HOMEM bom: não faz mal a ninguém e faz o bem a TODOS;

  3.4.2 – REGULAMENTO RQSM: Artigos 5.º a 13.º

  • Estudo e explicação do Regulamento:

Subsecção II (Dos responsáveis e Colaboradores do Rancho)

Art.º 5.º: Cada Rancho de Romeiros terá: Mestre, Contramestre, Procurador de Almas, Lembrador de Almas, dois Guias, um ou mais Despenseiros e Ajudantes.

§ Único - O Mestre e o Contramestre são considerados os Responsáveis pelo Rancho e os demais são Colaboradores.

Subsecção III (Da nomeação, Duração do Mandato e Atribuições dos Responsáveis e Colaboradores)

Art.º 6.º (Da nomeação do Mestre e do Contramestre)

  1.  

133. Alvará de Confirm. Mestre

Fonte: C. Vieira (2018)

O Mestre e o Contramestre são nomeados pelo Pároco da localidade, ouvido o Conselho Pastoral. Podem também ser propostos por um grupo de paroquianos, que sejam ou tenham sido Romeiros, dispensando-se, neste caso, a audição do Conselho Pastoral.

 

  1. A escolha deverá recair em paroquianos, cristãos conscientes, piedosos, humildes, zelosos e cumpridores das suas obrigações de católicos, que tenham qualidades de liderança e chefia.
  2. Da nomeação do Contramestre, deverá ser ouvido o Mestre.
  3. Excecionalmente, a nomeação do Mestre poderá recair em cristãos de fora da localidade, mas suficientemente conhecido pelo respetivo Pároco. Quando assim acontecer, o Contramestre deverá ser forçosamente um residente.

Art.º 7.º (Da duração do mandato dos Responsáveis)

  1. O mandato do Mestre e do Contramestre durará cinco anos.
  2. Após o mandato o Rancho deverá ser ouvido, com votação em escrutínio secreto, elegendo o Mestre e o Contramestre, sendo depois os dois nomes enviados ao Pároco para aprovação, conforme o determinado no n.º 1 do Art.º 6.º dos presentes estatutos.

Art.º 8.º (Das atribuições do Mestre)

  1. Compete ao Mestre:

     a) Superintender em tudo o que possa conduzir ao bom êxito da Romaria.

     b) Usar de caridade e justiça para com todos os Irmãos, de maneira que o respeitem e o estimem.

     c)  Conservar a paz, harmonia e disciplina entre todos os Irmãos do Rancho, na preparação e durante a caminhada.

     d) Providenciar para que sejam observadas as normas do Regulamento e praxes tradicionais da Romaria, evitando a introdução de modificações ou abusos.

     e)  Tomar providências para que o Rancho participe na Eucaristia todos os dias.

     f)  Fazer diariamente, sempre que possível pela manhã, uma leitura bíblica e meditação, escolhidas e preparadas antecipadamente, se possível com o Pároco.

     g) Regular a marcha, determinando as suas interrupções para descanso dos Irmãos, necessidades fisiológicas e refeições.

     h) Cuidar da saúde dos Romeiros, providenciando, se necessário, a ida dos doentes aos Centros de Saúde ou Postos de Socorro mais próximos; em caso de maior gravidade, providenciar pelo transporte do doente a casa, determinando quem o deverá acompanhar, se for necessário.

     i)  Zelar pela fidelidade às Orações pedidas ao Rancho, que deverão ser rezadas em voz alta.

     j)  Velar pela segurança rodoviária dos Romeiros, durante as caminhadas noturnas do Rancho, devendo os últimos Romeiros das duas alas serem portadores de faixas de material fluorescente, para que o Rancho seja melhor identificado.

     k)  Evitar descansos demorados nos caminhos ou nas refeições em prejuízo da visita a algumas “Casinhas” de Nossa Senhora ou a passagem por mais alguma freguesia.

  1. Compete ainda ao Mestre, ouvido o Contramestre:

     a) Nomear os colaboradores do Rancho.

     b) Determinar a semana da saída e os locais de pernoita.

     c)  Definir previamente o itinerário, alterá-lo, excecionalmente, se for necessário.

     d) Orientar a admissão dos Irmãos, devendo pedir opinião ao Pároco, que decidirá nos casos controversos.

     e)  Cuidar da preparação da Romaria e dos Romeiros.

     f)  Determinar a hora de saída das localidades das pernoitas.

     g) Organizar e preparar os encontros, reuniões ou outras atividades do Pós-Romaria.

     h) Emitir opinião sobre os Romeiros que queiram integrar o Grupo Paroquial de Romeiros.

     i)  Designar quem deverá fazer a Oração em cada Igreja ou Ermida, a Oração da manhã, da noite (na pernoita) ou às refeições (antes e depois).

Art.º 9.º (Das atribuições do Contramestre)

Compete ao Contramestre:

  1. Desempenhar as funções do Mestre nas ausências deste.
  2. Cooperar e coadjuvar o Mestre nas matérias referidas no n.º 1 do artigo anterior.
  3. Emitir opinião nas matérias referidas no n.º 2 do artigo anterior.

Art.º 10.º (Da nomeação e atribuições do Procurador das Almas)

  1. O Procurador de Almas é o Romeiro, nomeado pelo Mestre, que recebe e faz a contagem das Orações pedidas pelo povo, durante a caminhada.
  2. A contagem poderá ser feita, como é tradicional, pelas contas do terço, devendo indicá-la ao Mestre para que o Rancho as reze, quando aquele julgar conveniente.
  3. As Orações e pedidos especiais deverão ser logo rezados pelo Rancho.
  4. O Mestre poderá designar um dos seus ajudantes para colaborar com o Procurador, nos casos de maior necessidade (saídas de Missas, passagem em algumas Freguesias, etc.).

Art.º 11.º (Da nomeação e atribuições do Lembrador das Almas)

O Lembrador das Almas é o Romeiro, nomeado pelo Mestre, que, durante a caminhada, tem a seu cargo anunciar e pedir Orações especiais. Deverá fazê-lo:

  1. Interrompendo o canto da “Ave Maria”, em voz alta e percetível por todos, com uma “Salva”: Seja bendita e louvada a Sagrada Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, ao que todos respondem: Seja para sempre louvado com Sua e Nossa Mãe, Maria Santíssima, ao que se segue o pedido da Ave Maria.
  2. Aquando da passagem do Rancho pelos cemitérios, pedindo pelas almas daqueles que lá estão sepultados.

Art.º 12.º (Da nomeação e atribuições dos Guias)

  1. Os Guias são os Romeiros, nomeados pelo Mestre, que conduzem o Rancho pelo itinerário

     previamente traçado.

  1. Se surgirem dúvidas com o Rancho em andamento deve-se pedir, sem parar e através de sinais, ao Mestre ou Contramestre que indique o caminho a seguir.

 

«A PREPARAÇÃO»

 

Art.º 13.º (Da nomeação e atribuições dos ajudantes)

 

  1. Os ajudantes são os Romeiros que, nomeados pelo Mestre, auxiliam e colaboram com ele, nas seguintes funções:

     a) Fazer as Orações nos templos por ele indicados.

     b) Cooperar com o Mestre nas Orações comunitárias do Rancho: “Rezas” e Orações pedidas, “1.º Terço do dia”, “lembrar as almas”, “salvas”, etc.

     c)  Coordenar as refeições, providenciando, como despenseiros, a compra dos alimentos e bebidas, quando for caso disso.

     d) Cooperar com o Mestre e o Contramestre em todos os casos imprevistos.

------ I n t e r v a l o ------

  3.4.3 - PARTE PRÁTICA:  Preparação Física – Ambiente - Formatura – Canto da Ave Maria          

  • Cântico;
  • Recomendações:
    • A Romaria é uma semana dura, devemos todos tomar as nossas providências;
    • Alertar para o calçado – importância das caminhadas – fazer alguma preparação física;
    • Tipo de calçado (de preferência usados);
    • Peúgas (meias) – de algodão – o truque antigo de virar ao contrário, devido às costuras;
    • Podem levar calças de fato-treino – no passado recente não era permitido;
    • Impermeáveis, nas localidades debaixo da indumentária (colocar o capucho debaixo do lenço);
    • Cores das roupas (se possível mais para o escuro);
    • Indumentária – começar a comprar ou pedir a alguém emprestado;
    • Evitar estar de mangas de camisa ou T-shirts. Tentar manter sempre os braços cobertos;
  • Cuidados a ter com a nossa apresentação:
    • Sempre que entramos numa localidade, redobrar a postura e apresentação;
    • O irmão que vem atrás, endireita o lenço do irmão da frente;
    • Cuidado em não sujarem-se nas paragens e cuidados com a sua higiene pessoal;
    • Recomendamos o corte do cabelo, é sinal de boa aparência e de higiene;
  • Ambiente:
    • Hábitos de vida saudável e ambiental: Valorizar a nossa Natureza;
    • A equipa responsável pela limpeza e supervisão dos espaços;
      • Por exemplo enquanto fazemos as orações das refeições, eles conferem tudo;
    • Não é permitido lançar nada ao chão: Nem garrafas, nem papel de rebuçados, etc.;
  • Formatura:
    • Agendar uma reunião na Igreja para trabalhar as entradas e saídas nas Igrejas;
    • Mesmo nos escampados, caminhos rurais fora das Localidades, o Rancho é sempre formado;

 

134. Passagem pela Lagoa das Sete Cidades em direção do túnel, com o Rancho devidamente formado (2008) | Foto de Carlos Vieira

 

 

  • Até mesmo nas orações das refeições, o Rancho é sempre formado;
  • Bordão sempre na vertical – não fica bem o bordão à “cabreiro” (na diagonal), nem afincar na terra;
    • Os responsáveis vão chamar à atenção;
  • O início da Marcha ou andamento: é feito pelo Contramestre;
  • Interrupções da Ave Maria: é feito pelo Lembrador das Almas (por estar mais à frente);
  • Nas paragens, não devem afastar-se sem autorização;
  • Exemplos de Formaturas:[1]
    • FORMATURA NORMAL e disposição da Equipa Responsável:

 

135. Formatura 1 | In M.R.P.

 

  • Geralmente os irmãos mais novos vão sempre na frente;
  • Os irmãos Guias e o Lembrador das Almas têm a responsabilidade de zelar pelas crianças;
  • No decorrer da caminhada, os irmãos mais novos, poderão ficar entre os irmãos adultos;
  • Esta Formatura é feita na última reunião e a ordem pode sofrer alterações durante a Romaria;
  • O Rancho divide-se em 2 partes: o grupo da ‘AVE MARIA’ e o grupo da ‘SANTA MARIA’;
  • Durante a caminhada, cada grupo canta a sua parte do canto da Ave Maria:
    • O grupo da frente da AM, canta “Ave Maria cheia de graça… do vosso ventre Jesus.”;
    • O grupo de trás da SM canta “Santa Maria Mãe de Deus… da nossa morte Amém, Jesus.”;
  • FORMATURA DAS MADRUGADAS e manhãs:

 

136. Formatura 2 | In M.R.P.

 

  • O Mestre vai na frente, para ver como estão os irmãos mais novos, para inteirar-se do seu estado anímico, físico e espiritual;
  • O Mestre também aproveita para dar algumas instruções aos guias de possíveis alterações ao itinerário, especialmente em condições climatéricas muito adversas;
  • FORMATURA DE TRÂNSITO e as alterações dos responsáveis:

 

«A PREPARAÇÃO»

 

137. Formatura do Trânsito (Lomba do Cavaleiro – Ribeira Quente) | Foto de Leonardo Braga Pinheiro (2007)

 

 

 

138. Formatura 3 | In M.R.P.

 

  • Apenas os dois irmãos responsáveis pelo trânsito coordenam a ultrapassagem ao Rancho;
  • Mais ninguém está autorizado a mandar seguir o trânsito;
  • O Rancho segue em frente concentrado na sua oração em silêncio e no seu lugar;
  • FORMATURA NAS IGREJAS e todos os templos:
    • Nesta Formatura, o grupo da ‘Santa-maria’ contorna todo o grupo da ‘Ave Maria’ até aos Guias;
    • A Equipa Responsável em cada oração em frente a uma igreja, forma-se em linha atrás dos dois grupos, fechando o Rancho;
    • Qualquer irmão pode realizar uma oração em frente a um templo;
    • Em frente a uma Igreja, olhar em frente e não para os lados;
    • Os oradores são previamente selecionados pelo Contramestre;

 

139. Formatura 4

In M.R.P.

 

  • Os bordões nunca entram nos templos, ficam sempre no exterior;
  • FORMATURA DAS REZAS em andamento:

 

140. Formatura 5 | In M.R.P.

 

  • O grupo da Santa Maria contorna o grupo da Ave Maria, tornando o Rancho mais curto e compacto, de forma, a que todos ouçam o irmão Procurador das Almas, ou outro irmão destacado pelo Mestre, para as seguintes rezas:
    • O “Terço da Pernoita”, é a recitação de um Terço meditado, em voz alta, pelas intenções das famílias que nos vão acolher do ar da noite;
    • O “Terço da Reza pedida”, consiste na recitação em voz alta, de um terço completo de Ave Marias, de Pai-nossos, ou outras orações pedidas ao Rancho;
    • Esta Formatura é utilizada também, na recitação de outras orações em voz alta, tais como, “Terços aos Padroeiros”, Ladainhas, Jaculatórias, etc.;
  • O canto da ‘Ave Maria’: a história, o tom e a cadência;
    • As origens do canto da Ave Maria;

Certamente, devido ao espaço temporal que se encontra desde os terramotos de 1522 e 1563 até aos dias de hoje, o canto da Ave Maria, deverá ter sofrido algumas transformações. “O som cadenciado, lento, lúgubre, como se de um som de caldeira a ferver se tratasse, ilustra, em pleno, a cor da ilha verde do Arquipélago dos Açores.” Segundo o Pe. José Paulo Machado, a Ave Maria “é um som telúrico. Como se viesse das entranhas da terra. E eu acho que o som da Ave Maria é um som que tem a ver com esta terra, quase como um terramoto que nos invade. É um som muito virado para esta terra, que é vulcânica”. A Dr.ª Ana Carvalho refere mesmo na sua dissertação, que a Ave Maria tem “o poder que parece transformar a melodia em oração. (…) Será esta melodia a fonte da força para superar a prova dura e de fé que são as Romarias Quaresmais de São Miguel?” A Ave Maria aproxima-se da melodia medieval, do canto gregoriano. A melodia gregoriana é constituída por uma linha melódica, concebida para ser cantada sem qualquer tipo de acompanhamento, portanto, inteiramente monofónica e para ser cantada por voz masculina.[2]

  • É um canto em modo menor e que tem contornos modais com o seu caráter rigorosamente monódico. A Ave Maria “é uma canção entoada de forma triste e melancólica.” O Pe. Ernesto Ferreira, na sua obra de 1927, define-a como uma “expressão de pungentíssima mágoa”. Os padres/frades franciscanos foram os primeiros evangelizadores, por isso, existe uma grande dose de franciscanismo: “Eu te saúdo oh Maria” e a tradicional “Seja bendita e louvada…”[3]
  • Efetivamente o canto da Ave Maria sofreu algumas alterações no tempo, prova disso é a partitura apresentada por Urbano Mendonça Dias, no I Capítulo (ver pág. 27), que comparativamente a esta partitura (como cantam os romeiros de Vila Franca do Campo), apresenta diversas alterações;

 

«A PREPARAÇÃO»

 

 

  • Nos dias de hoje, o canto da Ave Maria não difere muito da partitura acima, no entanto, alguns Ranchos da parte poente e nascente da ilha interpretam em dois momentos de forma diferente, nomeadamente:

M1:               M2:  

  • MUITO IMPORTANTE: pronunciar bem as palavras, por exemplo “…O Senhor é convosco…”;
  • Em andamento, cada grupo canta a sua parte correspondente da Ave Maria e Santa-maria;
  • Palavra ao Contramestre;
  • AVISOS:
    • Aviso da Próxima Reunião: Na Igreja;
    • “Missa dos Romeiros” no próximo domingo / combinar caminhadas de preparação;
  • Oração Final;


[1] As ‘FORMATURAS’ apresentadas não estão regulamentadas, no entanto, a generalidade dos Ranchos adotam estas disposições, podendo diferenciar a localização de um ou outro elemento da equipa responsável.

[2] CARVALHO, Ana Maria Pimentel Gonçalves. (2012). Dissertação de mestrado em Ciências Musicais – variante Etnomusicologia “Romeiros de São Miguel: A música na caminhada da Quaresma”, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, p. 35.

[3] Idem (Ref.ª 112), pp. 66-68, p. 92.