Comemorações dos "500 ANOS DO TERRAMOTO" em Vila Franca do Campo (1522-2022)

22-10-2021 20:00

Estimado(s) irmão(s),

Em nome da Ouvidoria de Vila Franca do Campo, venho convidar-vos para o início das comemorações dos "500 ANOS DO TERRAMOTO" de Vila Franca do Campo, que ocorreu a 22 de outubro de 1522.

As comemorações terão início esta sexta-feira (22/10/2021), na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, pelas 20h, com a realização de uma EUCARISTIA animada pelo Coro Litúrgico do CORAL DE SÃO JOSÉ, com a leitura de extratos do relato da Subversão de Vila Franca do Campo, do livro "Saudades da Terra" do cronista Gaspar Frutuoso e participação dos Romeiros de São Miguel.

Estas comemorações, é uma iniciativa conjunta da Camara Municipal de Vila Franca do Campo e da Ouvidoria de VFC, que contará com o apoio inicial do Coral de São José e do Movimento de Romeiros de São Miguel.

Os irmãos romeiros deverão trazer o seu lenço e o seu terço para as celebrações.

"Foi na madrugada do dia 22 de outubro (há 499 anos atrás) que Vila Franca do Campo foi praticamente destruída por um violento terramoto, acontecimento que mudou a história da própria ilha e diretamente relacionado com a origem das Romarias de São Miguel... Este evento deu origem a procissões realizadas todas as quartas-feiras, à noite ou de madrugada, na ermida de Nossa Senhora do Rosário construída em memória da catástrofe e, por tal, a devoção a Nossa Senhora do Rosário é o fundamento principal destas procissões."

Um abraço em Cristo,

(Ouvidoria de Vila Franca do Campo)