8.º DIA DE ROMARIA “ESPIRITUAL”

28-03-2020 04:00
8.º DIA DE ROMARIA “ESPIRITUAL”
SÁBADO (Ribeira Quente – Vila Franca DO Campo)
Tema: «MARIA, MÃE DA IGREJA»
 
"REGRESSO A CASA: A ROMARIA DA VIDA"
 
Evangelho São João 19, 25-27
Junto à Cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria, a mulher de Clopas e Maria Madalena. Então, jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse a sua mãe: - Mulher, eis aí o teu filho! Depois, disse ao discípulo: - Eis aí a tua mãe! E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a em sua casa.
 
REFLEXÃO:
Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, é a nossa Advogada nos céus.
“Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”.
Deus tem uma surpreendente preferência por pedir ajuda e colaboração às pessoas frágeis e humildes.
Pessoas simples que apenas em Deus têm apoio.
Pessoas como Maria. Pessoas como tu.
 
MEDITAÇÃO:
Missão é partir, caminhar, sair de si. É quebrar as crostas do egoísmo que nos fecha no nosso eu!
Missão é parar de dar voltas ao redor de nós mesmos como se fôssemos o centro do mundo, da vida.
Missão é não deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos.
A Humanidade é maior. Missão é sempre partir, mas não devorar quilómetros.
É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los.
E para os descobrir e amar é necessário atravessar mares e voar pelos céus, então, missão é partir até aos confins do mundo!
 
PENSAMENTOS:
- Terminou a nossa Viagem; Grupo Paroquial de Romeiros;
- Atividades dos Romeiros; Procissões; Ajudar na Paróquia;
- Fazer em casa o que aprendemos
 
ORAÇÃO:
Na minha pobreza e hesitação, rezo-te neste dia.
Reconheço a pobreza do meu coração.
É verdade que às vezes me distraio e julgo que tenho muitas coisas e qualidade.
Neste dia de verdade vejo que é apenas em Ti que sou.
Ajuda o meu coração a estar cada vez mais aberto, mais capaz de acolher os teus convites.
Mais disponível, como Maria, para Te servir e dar corpo ais teus planos.
 
Jogral:
- “A BELEZA DE CAMINHARMOS JUNTOS EM CRISTO”
 
Liturgia do dia:
Salmo: “No Senhor está a misericórdia e abundante redenção” ou “Pecamos Senhor, tende compaixão…”
Aclamação: “Eu sou a ressurreição e a vida, diz o Senhor. Quem acredita em Mim nunca morrerá.” Jo 11, 25a.26
Evangelho: «Eu sou a ressurreição e a vida» Jo 11, 1-45
 
Cântico sugerido “CAMINHAMOS COM MARIA”: https://www.youtube.com/watch?v=NljMtR8mJYQ