3.º DIA DE ROMARIA "ESPIRITUAL"

23-03-2020 04:00

3.º DIA DE ROMARIA | SEGUNDA-FEIRA (Ginetes – Capelas)

TEMA: «A AMIZADE»

 

Evangelho São Mateus 17, 1-5

Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e levou-os, só a eles, a um alto monte. Transfigurou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Nisto, apareceram Moisés e Elias a conversar com Ele. Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» Ainda ele estava a falar, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e uma voz dizia da nuvem: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o.»

 

REFLEXÃO:

A carga que levo às costas é pesada: preocupações, arrependimentos, cansaços, doença, desânimo… meus e de todos os que neste mundo sofrem, estão em perigo ou prisioneiros.

Mas aqui, no alto da montanha, posso experimentar como é bom estar perto da luz.

Como a presença próxima e terna de Jesus, renova e cura toda a vida.

 

MEDITAÇÃO:

- Aconselho-me com Jesus ou com os Homens?

- Procuro ser bondoso para com todos?

 

PENSAMENTOS:

- A Alegria está no dar e não no receber!

- Que tipo de amigo eu sou?

- Será que sou mesmo amigo, dos meus amigos?

 

Jogral:

- Nuvem luminosa;

 

Liturgia do dia:

Salmo: “Eu Vos louvarei, Senhor, porque me salvastes”

Aclamação: “Buscai o bem e não o mal, para que vivais, e o Senhor estará convosco.”

Evangelho: «Vai, que o teu filho vive»

 

Intenção do nosso Bispo:

- Pelos leigos empenhados na evangelização da nossa diocese

- Pelos pobres e excluídos da nossa diocese

 

Cântico sugerido “EM MISSÃO… MEU IRMÃO!”: https://www.youtube.com/watch?v=hJPEX4cU58Y