ROMEIROS DE SÃO MIGUEL ARCANJO
- 500 Anos de História
O livro “ROMEIROS DE SÃO MIGUEL – 500 Anos de História” da autoria do irmão Mestre Carlos Vieira, foi lançado no dia 22 de outubro, no Convento de São Francisco, em Vila Franca do Campo. A cerimónia foi presidida pelo Sr. Presidente da Câmara de Vila F. Campo Dr. Ricardo Rodrigues, teve a apresentação do Sr. Rui Melo (antigo Presidente da Câmara VFC) e moderação do Padre José Borges Ouvidor de Vila Franca do Campo.
Este livro foi inserido nas comemorações dos “500 anos da Subversão” de Vila Franca do Campo, que ocorreu a 22 de outubro de 1522 e contou com a edição da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo.
A obra conta com uma Nota Prévia do nosso Administrador Diocesano Cónego Hélder Fonseca Mendes e com Prefácio da Dra Carmen Ponte, coordenadora do processo de candidatura dos Romeiros de São Miguel a Património Imaterial da Unesco.
A aquisição do livro poderá ser feita na Livraria LETRAS LAVADAS em Ponta Delgada. Também na Tipografia A CRENÇA, na Loja A CANDY e no Bar do Terminal dos Atocarros, ambos em Vila Franca do Campo, ou solicitando através do email romariavfc@sapo.pt
22 outubro de 1522-2022
... há 500 anos atrás, os nossos antepassados preparavam-se para uma noite de descanso após um dia de labuta nunca imaginariam que teriam uma madrugada totalmente sobressaltada, infelizmente para muitos mesmo a última das suas vidas.
Caros Irmãos Romeiros Vila Franca e Romarias...
Após as medidas implementadas pelas autoridades nacionais e regionais, civis e religiosas, e recordando o Art.º 14.º “homens dotados do uso da razão”, é de bom senso e acima de tudo no caso dos Romeiros, com “formação cívica e Cristã”, cumprir o aconselhamento das Autoridades de Saúde e às normas já implementadas na Região, que claramente se aplicam ás nossas Romarias, embora não as referenciando diretamente.
Muito me custa constatar a falta de civismo e consciência de alguns Irmãos que insistem em ignorar insistindo na saída dos seus ranchos perante a realidade atual.
Assim sendo, após consultar o nosso Diretor Espiritual e a nossa Equipa Responsável, é com muito pesar e com o coração destroçado, mas consciente que esta foi a decisão mais correta que informo que:
O Rancho de Romeiros de Vila Franca Do Campo, Paróquia de São Miguel Arcanjo, pelos motivos acima referidos, NÃO VAI SAIR ESTE ANO.
Pelas mesmas razões, NÃO ACOLHERÁ TAMBÉM NENHUM RANCHO NESTA QUARESMA.
Que o Nosso São Miguel Arcanjo seja a nossa proteção, Nossa Senhora da Paz a nossa companhia e o Nosso Senhor Bom Jesus da Pedra a nossa força!
Um abraço em Cristo,
Ir. Carlos Vieira
Ler mais: https://romariavilafranca.webnode.pt/news/romaria-2020-cancelada/
Atribuição da Medalha de Ouro
Novo CD 2019 - "EM MISSÃO! ... MEU IRMÃO!"
A nossa romaria...
A Romaria da nossa Vila tem vindo a evoluir nos últimos anos, a vários níveis, tanto em quantidade como em qualidade. Por este facto, criamos esta página na Internet, para assim descrever e mostrar através de muitas imagens a nossa Romaria, desde os nossos antepassados, desde a reabertura do rancho no ano 2000 e também a evolução da romaria até hoje.
A preparação dos Romeiros não deve, não pode mesmo, resumir-se aos "ensaios". Diria: menos ensaios, mais preparação. A vivência da Romaria, já todos sabem e concordam, depende de uma boa preparação.
Por este motivo temos de consciencializar os nossos irmãos Romeiros das realidades que podem acontecer, viver e sentir na semana da Romaria, para tal, devem ser estudadas ou lembradas as muitas virtudes e graças das Romarias.
Como é do conhecimento de toda a comunidade, a nossa Romaria não se realizou durante 21 anos, e por este motivo foi muito difícil na nossa paróquia reiniciar um Rancho oriundo da nossa Vila. Recorremos assim a outras localidades, nomeadamente à freguesia da Ribeirinha, que através do empenhamento do seu Mestre, os irmãos Marienses e apoio de alguns irmãos mais experientes, formamos um grupo coeso, capaz de levar avante a Romaria da nossa Vila.
Actualmente a nossa Romaria tem um número razoável de irmãos, que conseguem dar continuidade à tradição das Romarias Quaresmais.
Não vamos numa Romaria por acaso, respeitam-se as "promessas", mas mesmo nelas, há um chamamento de Deus, porventura, para a nossa conversão. Se respondemos "sim" a este primeiro apelo de Deus, temos de nos preparar para o que vem a seguir: a Romaria propriamente dita. Como Jesus Cristo disse: “Vem e segue-Me, farei de ti pescador de homens”. (Mt 4, 19-22).
O sucesso de uma romaria depende de uma boa preparação, preparação esta que deverá ser de acordo com as normas do Regulamento. Cabe aqui recordar que insistimos com os novos Romeiros, aos que estão indecisos, que nada perdem (antes pelo contrário) em participarem das reuniões de preparação, mesmo que acabem por não ir, já "viveram" um pouco a Romaria, através dos ensinamentos e partilha, vividas durante a preparação.
A todos bem hajam.
Irmão Mestre,
Carlos Vieira
RECORDAR É VIVER!
Mestre JOSÉ BOTELHO e o Guia JOSÉ "CATANA"
“Romaria Infantil” da Ribeira das Tainhas à Senhora da Paz” no ano de 1969
Foto 1965
Foto 1965
Foto 1968
Foto 1968
Foto 1968
Foto 1969
Foto 1969
Foto 1969
Foto 1972
Foto 1972
Foto 1973
Foto 1974
OBRIGADO, ROMEIROS DA MINHA TERRA!
Poema de Luis Matos
Levam aos ombros os pecados de um povo.
Cobertos pela humildade de quem acredita,
Que há sempre tempo para começar de novo.
Intercedendo com fé e amor à Mãe bendita.
Para que ela, na sua divindade, possa perdoar,
Os que neste mundo, andam perdidos e a pecar!
Num cântico de pranto, de fé e de esperança,
Numa longa jornada, pelas ruas de São Miguel,
Vão de igreja em igreja, depositando confiança,
Numa demonstração, de quem se mantem fiel,
À sua devoção inestimável pela Virgem Maria,
Pedindo-Lhe que lhes dê amor, paz e alegria.
Em todos os lugares onde a divina Virgem,
Esteja, em trono de gloria, a ser venerada,
Eles a visitam, numa longa e pesada viagem,
Rezando com fé durante toda esta jornada,
Para que sejam ouvidos pela Senhora,
E que Ela os guie sempre pela vida fora.
Obrigado, romeiros da minha terra amada,
Por também por mim, pecador, intercederem.
Meu coração, também vai nesta caminhada,
Peçam por mim e por todos, quando rezarem.
Deus ilumine a vossa romaria,
E que vos aconchegue a Virgem Maria,
Com seu amor de mãe indulgente.
E o Espirito Santo,
Faça que o vosso canto,
Seja compreendido por toda a gente!
O mundo precisa de vós,
Precisa da vossa voz,
Crente, humilde e piedosa,
Para poder viver,
Ser livre e crescer,
De forma gloriosa!
Óoooooo Senhooooor ééé convooosco…
beeeeendiiiita sois Vós…….